Ensino Infantil

O objetivo maior da Gimbernau é fazer com que os alunos e alunas se sintam felizes e desafiados diante das estratégias educacionais. Em diferentes momentos da rotina, são propostas atividades individuais e de grupo e, por meio dessa convivência, promove-se o aprendizado compartilhado e cooperativo, havendo troca de experiências e ajuda mútua.

Creche - Crianças bem pequenas

O grupo de crianças pequenas abrange aquelas com idades entre 1 ano e 3 anos e 11 meses. Nossa proposta pedagógica para essa faixa etária é focada em proporcionar experiências significativas, que respeitem e valorizem as particularidades da primeira infância.

Nesse novo espaço de convívio, proporcionamos um ambiente acolhedor onde possam desenvolver suas capacidades físicas, afetivas e cognitivas. Por meio dos momentos lúdicos, possam fantasiar, observar, experimentar, construir sentidos sobre a natureza e a comunidade. Utilizamos diversos tipos de materiais em situações de experimentação para que aprendam a transformá-los em formas de expressão.

Educação Infantil - Crianças pequenas

Correspondem à Educação Infantil as crianças pequenas, de quatro a cinco anos e onze meses. Nesse ciclo, os alunos e alunas têm a possibilidade de evidenciar as diferenças do mundo e aprender a conviver com elas. Nas atividades do dia a dia, é trabalhado o respeito, a convivência com os parceiros, o questionar e o agir. 

Por meio dos momentos de roda, jogos, brincadeiras, arte, pesquisas e experiências, aprimoram suas habilidades, ampliam seu tempo de concentração, desenvolvem a perseverança e autoestima. Somado a isso, constroem sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura.

A aprendizagem é orientada por um projeto pedagógico conectado às capacidades das crianças e às significações por elas construídas. O repertório cultural e da tradição vai sendo apresentado e interiorizado pelos alunos e alunas estimulando seu desenvolvimento integral.

Criamos oportunidades de atividades para que alcancem autonomia, valorizando a confiança e o acolhimento pelas diferentes linguagens nos diversos campos de experiência segundo a Base Nacional Comum Curricular.