E-mail: secretaria@gimbernau.com.br

Entre em contato pelo WhatsApp (11) 9 4261-3142

E-mail: secretaria@gimbernau.com.br

Entre em contato pelo WhatsApp (11) 9 4261-3142

Proposta Educacional

Nossa Escola

Fundada em 1990, a Gimbernau mantém uma proposta inovadora de ensino, que somada ao profissionalismo e à iniciativa, reforça o compromisso da instituição de cumprir sua missão de ensinar com carinho e responsabilidade, preparando a criança para os desafios do mundo.

O espaço físico foi definido para a integração dos educandos, contribuindo para o aprendizado sobre o mundo físico, social e lógico, onde a criança tem a oportunidade de se deparar com limites e desafios. Levando em consideração as linguagens expressivas (oral, corporal, plástica, gráfica e musical), a organização do raciocínio lógico e as ciências, os alunos são encorajados a pensar ativa, crítica e autonomamente.

Na Escola, os interesses e as necessidades dos alunos são respeitados de acordo com o seu desenvolvimento natural. O objetivo está em poder ajudá-los a pensar mais e melhor, resgatando os valores essenciais do ser humano para que cada um atue na sociedade pela melhoria da qualidade de vida, desenvolvendo gradativamente a personalidade, cooperação, autonomia e a cidadania.

Quem Somos

História

Quando nosso querido pai Jaime Gimbernau Balagué nos ofereceu a casa para montarmos a Escola, não suspeitávamos que fossemos iniciar um longo e fascinante caminho dentro do mundo da educação de crianças.

Mais precisamente no dia 9 de março de 1990, começamos as aulas depois da reforma da casa ,que levou aproximadamente um ano para ser concluída. As janelas, corrimãos, banheiros, pintura e classes estavam tudo pronto. Em 1990, ano em que foi eleito como presidente Fernando Collor de Mello. Depois de 7 dias de funcionamento da Escola, no dia 16 de março, logo após tomar posse, o presidente assinou medidas provisórias e decretos visando o re-ordenamento da economia nacional.
O pacote econômico mexeu particularmente com vários planos que a princípio tínhamos para a Escola. Depois de mais de duas décadas, podemos avaliar nossa jornada junto às educadoras competentes, através de um trabalho sólido e utilizando uma proposta adequada às faixas etárias.

Ensino Infantil

Na Gimbernau

Na Educação Infantil, os alunos têm a possibilidade de evidenciar as diferenças e aprender a conviver com elas. Nas atividades do dia, aprendem a respeitar, conviver com os parceiros e agir. 

Por meio dos momentos de roda, jogos, brincadeiras, arte, pesquisas e experiências, desenvolvem suas habilidades, ampliam seu tempo de concentração, desenvolvem a perseverança e autoestima.

Correspondem à Educação Infantil, os alunos do Grupo 4 e 5 e 1º ano, sendo este último uma etapa de transição, quando são inseridos no processo de formalização da alfabetização, mas ainda com características desse ciclo. O repertório cultural e da tradição vai sendo apresentado e interiorizado pelos alunos e alunas para que aconteça seu desenvolvimento integral.

Quando visitar a Gimbernau, verá alunos em momentos diferentes dentro da rotina da Escola. Vai presenciá-los nas atividades de roda, cuidando da horta, na aula de educação física, na aula de música, teatro, construindo painéis para as exposições, ensaiando uma peça para uma apresentação do projeto. Prezamos pelas atividades em grupo, favorecendo a convivência de todos da turma, promovendo o aprendizado compartilhado e cooperativo, havendo assim, troca de experiências e ajuda mútua.

Na Educação Infantil, os alunos terão possibilidade de evidenciar as diferenças e aprender a conviver com elas. Nas atividades do dia, aprendem a respeitar, conviver com os parceiros, questionar e agir. São elas:

O momento da roda é o tipo de organização que faz com que a ideia de grupo fique mais evidente. É nesse momento que os alunos conversam, discutem sobre assuntos comuns e tomam decisões importantes no cotidiano de aula. A roda favorece a troca de informações e um dos objetivos é o estímulo à linguagem oral facilitando a união do grupo e o respeito à opinião do outro.
Os jogos de matemática são trabalhados diariamente e tem como objetivo desenvolver o raciocínio lógico, de maneira lúdica e motivadora, através da interação do aluno com materiais estruturados, em grupo e individualmente.
Compõe a grade do conteúdo curricular as três áreas: topologia, ordem e álgebra.
Os jogos de leitura e escrita têm como objetivo formar o indivíduo leitor, desenvolver a compreensão do sistema de símbolos, índices e signos. A autoestima é essencial para o desenvolvimento da leitura e da escrita.
Tudo para a criança tem vida, no jogo dramático ela vai simbolizar sua vivência, começa a representar e atribuir as representações sobre tudo o que ela vive, ou seja, faz com que diferencie o real do imaginário. Trabalhamos o sentido do teatro enquanto representação, os alunos são motivados a decorar peças, músicas, poemas, começam a montar figurinos.
Estimulamos o avanço do grafismo, o que é natural nas crianças. Com a liberdade de expressar-se, o aluno desenvolve sua coordenação motora, seu senso de organização espacial, começa a manifestar-se esteticamente e a conhecer a ideologia de uma época. A letra e a pintura representam como a criança é.

Os trabalhos manuais têm como objetivo desenvolver a habilidade de cada um, ampliar o tempo de concentração, desenvolver a perseverança, valorizar as transformações que ocorrem nos materiais: tecido, argila, couro, papel marche, papel reciclado. Todo trabalho manual tem uma utilidade.

Na arte, valorizando sua produção, desenvolvemos a autoestima da criança. É através da arte que ela exterioriza e representa sentimentos e ideias. Nosso papel é facilitar o desenvolvimento da individualidade da criança, porque cada obra é totalmente diferente de qualquer outra.

Com a pesquisa aguçamos a curiosidade científica e faz com que tenham vontade de conhecer o mundo ao seu redor. A atitude do pesquisador é primeiro do professor e, como modelo, ir atrás da informação junto aos seus alunos no uso da Internet, dos livros, através das entrevistas com profissionais da área e os conteúdos das pesquisas elaboram cartazes, murais, panfletos, enriquecem as atividades de classe.

Sabemos sobre a importância de passar aos alunos as brincadeiras folclóricas. Na recreação, os alunos desenvolvem sua coordenação motora, a socialização, pois os jogos são realizados em grupo favorecendo o convívio, a moral, a ética, solidariedade e cooperação. É através da brincadeira que começam a compreender a função da regra simples até as mais complexas.

Trabalhamos com os laboratórios de Fauna, Manutenção, Flora-horta, jardim, pomar, Culinário – saúde e alimentação. Toda criatividade do professor é muito bem-vinda aproveitando os momentos de pesquisas e experiências.

Os conteúdos do laboratório determinado ao grupo são apresentados aos alunos todos os dias, respeitando a semana de cada grupo. Realizam, ao fim de cada laboratório, o registro com o conteúdo da atividade.

Quem Somos

História

Quando nosso querido pai Jaime Gimbernau Balagué nos ofereceu a casa para montarmos a Escola, não suspeitávamos que fossemos iniciar um longo e fascinante caminho dentro do mundo da educação de crianças.

Mais precisamente no dia 9 de março de 1990, começamos as aulas depois da reforma da casa ,que levou aproximadamente um ano para ser concluída. As janelas, corrimãos, banheiros, pintura e classes estavam tudo pronto. Em 1990, ano em que foi eleito como presidente Fernando Collor de Mello. Depois de 7 dias de funcionamento da Escola, no dia 16 de março, logo após tomar posse, o presidente assinou medidas provisórias e decretos visando o re-ordenamento da economia nacional.
O pacote econômico mexeu particularmente com vários planos que a princípio tínhamos para a Escola. Depois de mais de duas décadas, podemos avaliar nossa jornada junto às educadoras competentes, através de um trabalho sólido e utilizando uma proposta adequada às faixas etárias.

O ensino que constrói o saber

Aprendemos para preservar, questionar e respeitar

Anos Iniciais

Os alunos são acolhidos pelas professoras e, em aulas subsidiadas pelas apostilas da coleção Cuidando do Planeta Terra…

Anos Finais
Do 6º ao 9º Ano, aprofundamos o conteúdo por meio da Aprendizagem Ativa. Os nossos professores especialistas conduzem os alunos dentro dos projetos de investigação…

Vídeo comemorativo dos 30 anos da Escola Gimbernau

Mundo Azul

A escola de natação Mundo Azul, localizada nas proximidades da Gimbernau, tem 28 anos de experiência e tradição em São Paulo, sendo referência em desenvolvimento aquático infantil.

Melhor Escola

Melhorar a educação do país, proporcionar o ingresso dos alunos em um ensino de qualidade, dar transparência e acesso sobre as informações de todas as escolas brasileiras, incentivar e ajudar as escolas a aprimorarem os seus serviços.

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

A Gimbernau possui parceria com a PUC-SP. Estudantes de Psicologia, direcionados pela Professora Doutora responsável pelo curso, observam os grupos de alunos e auxiliam as professoras subsidiando seus trabalhos e enriquecendo seu conhecimento para atender as crianças em suas necessidades e habilidades.